segunda-feira, 26 de maio de 2008

Tecnologia nas escolas
A evolução tecnológica dos últimos anos da informática e na eletrônica tem provocado alterações profundas na nossa forma de pensar, agir, viver e relacionar com os outros. A tecnologia sempre foi marcante e inovadora na maneira de se expressar. Nas matérias, novos pigmentos, novos meios, inclusive o eletrônico, e, assim ai. Porém a tecnologia nunca fabricou artistas. O artista independe da tecnologia. Você pode fazer uma obra prima, com a sua sensibilidade, sua criatividade sem usar nada de tecnológico. A tecnologia apenas marca presença, para que uma determinada obra tenha sido executada em determinado período, dependendo do uso constante deste ou daquele artista no que se refere ao material utilizado.
Características essenciais desta mesma evolução são a democratização ao acesso, tratamento, produção e utilização da informação, e o uso generalizado da informática e das telecomunicações em quase todas as áreas da atividade humana.
Os principais indicadores são a superabundância de informação sobre tudo, a utilização generalizada da Internet e da tecnologia, a interatividade e o formato digital.
A escola terá que acompanhar as transformações da sociedade, pois faz parte dela. A globalização no acesso e utilização das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação, sobretudo a Internet, é um factor de mudança na educação, com implicações diretas nas salas de aulas actuais e futuras. Estas terão que se refletir a vários níveis: na escolha dos recursos educativos e na construção de conteúdos; na seleção de metodologias e estratégias de ensino; na concepção da escola como lugar de aprendizagem destinado a todas as faixas etárias (não só
à infância, adolescência e juventude); na adoção e utilização de outros suportes de informação para além dos livros de texto; nos papeis dos professores e dos alunos.
A escola e a educação estão a ser repensadas de forma a dar resposta às novas necessidades da sociedade, assumindo um papel vital na preparação dos seus alunos para viverem um dia a dia marcado pela informação e pela comunicação, onde a atualização permanente é uma exigência e a aplicação de capacidades de auto-aprendizagem é essencial.
Neste contexto, o papel da escola é provocar nos estudantes o desenvolvimento de capacidades que os tornem competentes para participarem de forma ativa, informada e autônoma na sociedade. Para isso, terá que acompanhar a evolução tecnológica, sob o risco de se tornar obsoleta, pouco atrativa e desadequada de um mundo cada vez mais dominado pelas novas tecnologias.
A escola do futuro passará pela integração no espaço escolar de computadores, redes sociais, mundos virtuais e livros em formato eletrônico. Dependerá de acesso contínuo e fiável à internet.

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