quinta-feira, 15 de maio de 2008

habilidades e conhecimentos

A informática é uma ferramenta importante na educação. Primeiro, pelo contexto social em que vivemos, onde os computadores estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano, surgindo a necessidade de que mais pessoas passem a dominá-lo. Segundo, pela alta diversidade de softwares educativos de que dispomos no mercado, com ótima apresentação, completos e interativos, despertando o interesse dos usuários para o aprendizado.
No nosso país, falar em informática, sobretudo informática aplicada à educação, pode parecer uma utopia para maioria da população, que sobrevive com dificuldades, tornando o computador um "objeto distante", fora da realidade, quase místico. Esta é também a situação das escolas públicas, que não recebem investimentos do governo para modernização e melhoria da qualidade de ensino. Porém, as novas tecnologias já fazem parte da vida cotidiana dos alunos e devem fazer parte da formação do professor, para que possa haver maior integração aluno/professor no processo de ensino/aprendizagem. A proposição de uma alteração nos currículos dos cursos de Ed. Artística, que inclua matérias como Multimídia e Internet, se faz absolutamente necessária. Não com o intuito de formar profissionais dessas áreas, o que deve ser deixado a cargo dos cursos técnicos da mesma, que, com certeza tem mais estrutura e competência para tal, mas sim, como forma de esclarecer ao futuro profissional de Educação Artística os recursos de otimização de aprendizagem que podem ter em suas mãos. É absurdo até, hoje em dia, um professor de qualquer disciplina, de nível de segundo grau não saber se utilizar, ao menos, de um editor de textos para elaborar suas avaliações e material de trabalho. Nesse sentido, proponho um currículo mínimo necessário ao futuro professor de Educação Artística, para que possa melhor desenvolver sua função de mestre orientador. Sem polemizar, proponho que o aluno de um curso de educação artística, conheça os principais programas disponíveis no mercado para uso educacional, sabendo adaptá-los para o uso na área artístico-educacional, bem como, saiba se utilizar da Internet para fins de pesquisa e também de produção artística. Vasto campo para toda a espécie de propostas artísticas, pela característica primordial da interatividade. Para isso, seria necessária a existência de uma disciplina específica dentro do currículo, que poderia vir a se chamar, Novas Tecnologias na Educação, Informática e as Artes, Artes Visuais ou ainda, Multimeios Aplicados à Ed.

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